. Jogo: Solitário Monte Olimpo


Apresentação do jogo

Neste jogo são utilizados dois baralhos de cartas comuns e com essas cartas serão formados dois tipos de montes: os Montes da Mesa e os Montes da Fundação.

  • Os Montes da Fundação serão construídos com as cartas em sequências crescentes de dois em dois, respeitados os naipes do baralho. Assim, para cada naipe, os Montes da Fundação devem ser assim construídos:
    • Ás – 3 – 5 – 7 – 9 – Valete – Rei;
    • 2 – 4 – 6 – 8 – 10 – Dama.

    Teremos, então, dezesseis Montes da Fundação e eles serão dispostos na parte superior da mesa onde o jogo é jogado.

  • Os Montes da Mesa são nove e eles serão dispostos no centro da mesa. Eles também serão construídos com as cartas em sequências de dois em dois, mas agora em ordem decrescente, de acordo com os naipes:
    • Rei – Valete – 9 – 7 – 5 – 3 – Ás;
    • Dama – 10 – 8 – 6 – 4 – 2.

O objetivo do jogo é mover todas as cartas dos dois baralhos para os dezesseis Montes da Fundação, utilizando os Montes da Mesa para auxiliar na tarefa.

– No início do jogo, serão fixados os oito Ases e os oito 2, para que sobre essas cartas sejam construídos os Montes da Fundação.
– Depois, serão distribuídas nove cartas aleatórias, definindo o início de cada um dos nove Montes da Mesa. Como as cartas iniciais dos Montes da Mesa são aleatórias; eles não iniciam necessariamente com um Rei ou uma Dama.
– As cartas restantes formarão o Monte Restante e serão distribuídas durante o jogo nos Montes da Mesa.





Instruções para jogar

(1) Aguarde o jogo carregar. (O jogo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Clique sobre a setinha .
(3) Feche a propaganda que irá abrir.
(4) Clique em INICIAR.
(5) Na nova tela, leia as instruções disponibilizadas pelo jogo e clique em INICIAR.
(6) Para movimentar uma carta de um Monte da Mesa para outro Monte da Mesa ou para um Monte da Fundação. clique sobre ela com o botão esquerdo do mouse, mantenha o botão pressionado e faça o movimento.
(7) Cartas de um Monte da Mesa empilhadas corretamente por naipes podem ser ver movidas em grupo para outro Monte da Mesa: clique na carta de maior valor e faça o movimento.
(8) Quando não houver mais movimentos possíveis com as cartas dos Montes da Mesa, clique sobre o Monte Restante e nove cartas aleatórias serão distribuídas para os nove Montes da Mesa, uma carta para cada monte.
(9) Sempre que um dos Montes da Mesa ficar sem cartas e ainda houver cartas no Monte Restante, uma carta será automaticamente deslocada do Monte Restante para reiniciar esse Monte da Mesa.
(10) A qualquer momento você poderá desistir e iniciar uma nova partida. Basta clicar no botão Desistir na parte inferior da telinha, confirmar a desistência e clicar no botão Eliminar, na telinha nova que irá se abrir. Depois, se abrir uma tela com propaganda, feche-a; na nova tela clique em Jogar de novo, se for o caso.
(11) Se for conveniente, você poderá controlar o volume dos sons emitidos durante o jogo, o volume da música ou mesmo jogar no modo “Tela Cheia“. Basta clicar no ícone que aparece no canto inferior direito da tela, fazer os ajustes na janelinha que irá abrir e clicar em Continuar.

(12) Algumas funcionalidades não estão disponíveis para quem não é registrado no site que hospeda o jogo.
Observação: Lembre-se sempre: as sequências devem ser construídas por naipe, com as cartas pulando de dois em dois.

carinha19





O jogo



Extraído do site Novel Games

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-solitario-monte-olimpo/