.Applet: Uma nação e quatro idiomas

Problema – Uma nação e quatro idiomas

A Suíça é um país com quatro línguas nacionais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche.
Romanche?
– Isso mesmo, esse idioma, também chamado reto-romanche ou rético, é uma língua românica da família das línguas indo-europeias. É falada no cantão suíço dos Grisões.




Foi construído um gráfico circular para mostrar a distribuição percentual dos quatro idiomas entre a população da Suíça. Mas, depois de construído o gráfico, esqueceram de colocar as respectivas porcentagens nos quatro setores correspondentes aos idiomas.

  • Complete o gráfico.

Para isso:
(a) Pegue um transferidor e meça, em graus, o ângulo que define cada um dos quatro setores desse gráfico.
(b) Expresse, por porcentagens da população, as parcelas que representam habitantes da Suíça que falam cada um dos quatro idiomas.



Precisa de ajuda?

Um applet para ajudar


Se você precisar de um transferidor para obter as medidas dos ângulos que definem os quatro setores do gráfico e poder resolver o problema, utilize o applet abaixo.
Instruções:
(1) Espere o aplicativo carregar completamente.
(2) Para movimentar o transferidor para cima, para baixo e para os lados, clique no ícone no ícone [tex]\bullet[/tex], identificado por D, mantenha o mouse pressionado e faça o movimento.
(3) Para rodar o transferidor, clique no ícone no ícone , identificado por R, mantenha o mouse pressionado e faça o movimento.
(4) Para retornar à posição inicial, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do aplicativo.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

Para ver uma solução deste problema, clique aqui .



Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/applet-uma-nacao-e-quatro-idiomas/