. Applet, Jogo: Troca sapos


Apresentação

Um grupo de seis sapos, três verdes e três marrons, estão descansando enfileirados, cada um sobre uma pedra. Os marrons estão juntos do lado esquerdo e os verdes também estão juntos, mas do lado direito.
O objetivo do jogo é enfileirar todos os sapos marrons nas pedras do lado direito e todos os sapos verdes nas do lado esquerdo.

Mas fazer isso poderá não ser muito simples, já que, ao movimentar um sapo, ele só poderá ser movido para a única pedra que não estará ocupada naquele momento…

Descubra se você é capaz de fazer essa tarefa.
Boa sorte!




Regras do jogo

(1) Os sapos não podem recuar, isto é, não pode ter salto para trás. Dessa forma, os sapos verdes só podem se mover para à esquerda e os marrons, para à direita.
(2) Os sapos só podem pular na pedra que está vazia.
(3) Para atingir a pedra vazia no momento do salto, um sapo pode saltar sobre outro sapo, mas apenas sobre um. Assim, na situação ilustrada na figura abaixo, por exemplo, só são possíveis dois movimentos:
– o terceiro sapo marrom salta sobre o segundo sapo vede para atingir a pedra vazia;
– o terceiro sapo verde salta diretamente para a pedra vazia.




Treinamento

Instruções para jogar com o aplicativo:
(1) Aguarde o aplicativo carregar. (O jogo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para mover um sapo, clique nele com o botão esquerdo do mouse, mantenha o mouse pressionado e faça o movimento. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente em um sapo e movimentá-lo.)
(3) Se os sapos não conseguirem mais pular de acordo com as regras do jogo, volte à configuração inicial, clicando nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito da telinha do jogo.

BOM DIVERTIMENTO!




Um aplicativo para treinar


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra




O jogo

Agora que você já treinou e conseguiu estabelecer estratégias próprias para jogar, que tal jogar com um jogo animado?
Vamos lá!

Instruções para carregar o jogo

  • Você pode jogar o jogo Troca sapos na página do site Jogos da Escola, clicando AQUI.
    Depois que a página carregar, clique na seta indicada na imagem abaixo, à esquerda, que irá aparecer. Quando aparecer a tela inicial do jogo, indicada na imagem abaixo, à direita, é só seguir as regras e jogar.
    Para movimentar um sapo, basta clicar sobre ele; se ele não se movimentar, significa que você não está cumprindo as regras…
  • Se for conveniente, você pode acessar a página do jogo dentro desta nossa página. Para isso, no quadro abaixo, role a telinha até a seta mostrada na figura acima aparecer; para isso, se necessário, use a barra de rolagem que aparece à direita da telinha.
    Em seguida, clique na seta.
    Pronto, agora é só seguir as instruções e jogar!



Extraído de Jogos da Escola

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-troca-sapos/