Sala de Estudo: Medidas de Tendência Central

Todo indivíduo comum deve ter um mínimo de noção de estatística, para que possa compreender e discutir as informações veiculadas em jornais e revistas, fazer previsões e tomar decisões…

Noções de Estatística?
Como assim?

Probleminha2

Um dos assuntos importantes da Estatística, e com extrema aplicação na vida cotidiana das pessoas, é conhecido como Medidas de Tendência Central.
Assista com atenção a este vídeo.

Medidas de Tendência Central



Olha o sanduíche – Um vídeo para começar…


Vídeo da coleção de recursos educacionais da M³ Matemática Multimídia,
desenvolvida pela Unicamp com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC.

Nossa…
Neste vídeo podemos notar como a falta de conhecimento de noções de estatística pode nos levar a conclusões erradas, mesmo tendo em mãos dados corretos…

carinha7

Isso mesmo!
Esse vídeo mostra a importância da organização de dados e do uso correto de medidas estatísticas.
Vale a pena discutirmos um pouco as ferramentas matemáticas que aparecem nesse vídeo, não é?

Com certeza…

carinha5



Equipe COM – OBMEP

Vamos registrar e ampliar as informações matemáticas que aparecem nesse vídeo, para iniciar nosso estudo sobre Medidas de Tendência Central.
Visitem a próxima Sala e vamos passar a limpo os conceitos de Média, Mediana e Moda.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/tratamento-da-informacao-medidas-de-tendencia-central/

Medidas de Tendência Central – Passando a limpo as ideias

Medidas de Tendência Central Vamos apresentar aqui um texto simples para facilitar o entendimento de algumas ferramentas matemáticas indispensáveis a todo aquele que tenha de examinar fatos: Média, Mediana e Moda. Como vocês puderam comprovar no vídeo desta Sala, essas ferramentas auxiliam no resumo de informações e na tomada de decisões baseadas em dados amostrais. …

Medidas de Tendência Central – Explorando conceitos . . .

O que é a Média Aritmética de um conjunto de dados? Em um conjunto de dados, a Média Aritmética pode ser obtida fazendo o quociente entre a soma de todos os dados do experimento e o número total de dados. Muito bem, parece que você aprendeu como calcular a Média Aritmética de um conjunto de …

Medidas de Tendência Central – Ainda explorando conceitos . . .

Conforme prometido, aqui estão mais dois vídeos para explorarmos um pouco mais a Média, a Mediana e a Moda. Observamos que os valores monetários que aparecem nesses dois vídeos estão desatualizados, já que esses vídeos têm mais de 14 anos. Para quem quiser saber o que o dinheiro podia comprar em 2000, é só visitar …

Medidas de Tendência Central – Um problema diferente…

Médias que interessam I – Apresentação do Problema Vamos apresentar um problema que envolve Médias. Esse problema surgiu de uma conversa entre três amigos sobre um remédio para emagrecer. Reúna seu Clube anotem e entendam o problema e tentem resolvê-lo. Bons estudos, pessoal! II – O Enunciado Cliquem no botão abaixo e anotem o problema …

Medidas de Tendência Central – Resolvendo problemas . . .

Que tal por em prática o que vocês aprenderam sobre média, mediana e moda? Vamos lá pessoal, vamos mostrar nosso talento! Medidas de Tendência Central – Problemas Propostos Problema 1 – Um grande jornal que circula no Ceará divulgou em 2012 o gráfico abaixo, referente aos casos de dengue, por bairro, em Fortaleza. Qual a …

Medidas de Tendência Central – Atualizando valores . . .

Apresentamos aqui material para que vocês possam observar a desatualização dos valores monetários que aparecem nos dois vídeos do Novo Telecurso – Ensino Fundamental que apresentamos nas Salas de Estudo sobre Medidas de Tendência Central. Atualizando valores Alguns itens que utilizamos diariamente Os valores apresentados se referem à mesma rede de supermercados. Um valor de …

Medidas de Tendência Central – Conexões

  Medidas de Tendência Central – Conexões   O conhecimento das Medidas de Tendência Central que estudamos – médias, mediana e moda – são extremamente importantes para o bom desempenho dos COMs nas atividades que estão propostas para o desenvolvimento do primeiro tema da Sala de Atividades do Fórum dos Clubes: Medindo Corpos.  

Deixe uma resposta