Voltar para Vídeo 012

Resenha_008: A Linguagem do Universo




Vídeo: A Linguagem do Universo

Você já parou para pensar por que as rodas das bicicletas são círculos?

     No primeiro vídeo da série “A História da Matemática”, o matemático Marcus Du Sautoy nos leva até a época dos primeiros contatos dos homens com a matemática. Veremos que a matemática faz parte do instinto dos seres vivos, servindo até como uma questão de sobrevivência para os animais!
     A matemática está constantemente procurando padrões em tudo que nos rodeia e a busca por uma explicação matemática para a origem do universo já é bem antiga. Veremos que foram os egípcios os pioneiros nessa caminhada, pois os primeiros sinais de matemática surgiram nas margens do Rio Nilo, por volta de 6000 anos a. C.
     Os egípcios eram excelentes em solucionar problemas e, nessa época, já tinham uma noção básica do sistema binário. Sem falar das deslumbrantes e pomposas pirâmides egípcias! Além da sua enorme beleza, essas magníficas construções também apresentam a proporção áurea!
     Depois dos egípcios foi a vez dos babilônios avançarem no campo dos números. Os babilônios viviam em terras ao lado do Egito, na Mesopotâmia, e criaram um símbolo revolucionário, talvez um dos maiores já criados na história da matemática: o zero! Sim, ele mesmo! Hoje em dia já estamos tão acostumados com ele, que nem nos damos em conta da sua enorme importância!
     Após visitarmos a Mesopotâmia, iremos para a Grécia! Foi a Grécia o berço dos maiores e mais importantes matemáticos da história: Pitágoras, Platão, Euclides, Arquimedes, Epácia… É, não foram poucos! A devoção de Arquimedes aos números foi tanta que até acabou dando a sua própria vida em razão deles.
     Pegue uma carona com o matemático Marcus e descubra outras curiosidades dessas três grandes civilizações!

Divirta-se!



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: A Linguagem do Universo
Título da Resenha: Uma inundação de evolução

O
primeiro vídeo da série “A História da Matemática” (“The Story of Maths”) foi uma coprodução entre a Open Iniversity e a BBC, transmitida pela televisão britânica em outubro de 2008. O apresentador da série é o professor da universidade de Oxford, Marcus Du Sautoy, que através de efeitos produzidos por computadores, várias paisagens e uma volta ao tempo, narra com esplêndida clareza o conteúdo da série.

O
objetivo do vídeo é apresentar o desenvolvimento da matemática e o aprimoramento que ela sofreu ao longo do tempo, com contribuição de sociedades de todo o mundo. Pode-se dizer que a matemática se iniciou com a observação e catalogação
dos padrões, ciclos e sequências encontrados na própria natureza, feitas por estudiosos que contribuíram para formar a matemática que hoje conhecemos. Dentre as ciências que buscam explicar o funcionamento do mundo a nossa volta, o estudo
citado é de intensa importância e, para entendê-lo, é fundamental compreender sua origem e desenvolvimento.

A
viagem começa há seis mil anos atrás no rio Nilo, localizado no Egito, onde as primeiras civilizações abandonaram a vida nômade e se estabeleceram na região.
Um evento importante na época era a inundação do rio, que representava a forma de calendário da população, pois o ciclo entre as cheias era o ano. Os egípcios, assim como nós, utilizavam a matemática em atividades tão corriqueiras, mas de
grande importância, que às vezes ela passava despercebida.

Mais
tarde, a viagem é direcionada à outras regiões, como a Babilônia e a Grécia.
Isso além de citar vários matemáticos e estudiosos que viveram nessa época.

Assista
ao vídeo e compreenda onde a matemática está tão presente em meio a tanta história!

Bons estudos!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: A Linguagem do Universo
Título da Resenha: Uma Viagem Matemática pelo Egito, Babilônia e Grécia

      Neste primeiro episódio da série A História da Matemática, apresentada pelo matemático Marcus du Sautoy e produzida pela BBC e pela Open University, somos apresentados às origens da matemática, viajando pelo Egito, Babilônia e Grécia.

      No vídeo, conhecemos os motivos que levaram os fantásticos egípcios a realizarem contas, por exemplo, para calcular quantos dias se passavam entre uma cheia e outra, calcular as áreas das plantações, e ainda vemos brilhantes métodos para realizar multiplicações e divisões e como eles faziam para calcular a área do círculo.

      Também vemos as mais importantes aplicações matemáticas usadas pelos babilônicos, como as equações, o uso da base 60 e o uso no número 0. Na Grécia, conhecemos as descobertas dos principais matemáticos, como Pitágoras,
Platão, Euclides e Arquimedes e como essas descobertas eram importantes para a época.

      A Linguagem do Universo é um ótimo vídeo, que nos faz viajar pelo tempo e conhecer como os povos antigos descobriam a matemática.

Assista e viaje no tempo, conhecendo a matemática de diversas culturas!



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









Vídeo: A Linguagem do Universo
Título da Resenha: Quem inventou a Matemática?

     *A Linguagem do Universo* é o primeiro episódio da série *A História da Matemática.* Produzida pela BBC e pela Open University e apresentada pelo professor de Matemática Marcus du Sautoy, a série busca apresentar de maneira intelectiva e acessível o desenvolvimento da Matemática nos últimos 30 mil anos.

     Nesse episódio, o professor viaja para o Egito, para a região da antiga Mesopotâmia e para a Grécia, para mostrar como era a Matemática na época das antigas civilizações que habitaram essas regiões há milhares de anos, além dos maiores e mais famosos matemáticos e filósofos que nasceram nessa região, como Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes, citando as imensas e vastas contribuições de cada um deles para o desenvolvimento da Matemática.

     O Teorema de Pitágoras, que não é necessariamente de Pitágoras, já era conhecido pelos antigos egípcios milhares de anos antes da Escola Pitagórica existir. Noções básicas de Cálculo já eram conhecidas por Arquimedes de Siracusa bem antes de Newton e Leibniz. O rigor da matemática e o surgimento da demonstração matemática são creditados aos antigos gregos.

     Todos esses povos tinham um amor enorme pela Matemática, estudando pelo puro prazer de adquirir conhecimento. Tudo isso e muito mais você pode encontrar assistindo esse e mais os outros três episódios dessa brilhante série!

Não perca tempo!



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Série A História da Matemática,
produzida pela BBC e pela Open University
Vídeo: A Linguagem do Universo
Título da Resenha: Matemática Primordial
Subtítulo: Os Berços Matemáticos

      Resgatar padrões em um universo complexo não é tarefa simples. Todavia, se torna fascinante com a ajuda de uma fundamental ferramenta: a Matemática.

      Levar-nos a conhecê-la através do tempo – de seus primórdios a seu mais recente perfil – é o ousado objetivo do matemático londrino Marcus du Sautoy, professor da Universidade de Oxford. Inspirado pelos grandes matemáticos do passado, Sautoy apresenta essa incrível “saga”, que inspirará, com certeza, o jovem matemático que há em você.

      Este primeiro episódio traz a nosso conhecimento a mais antiga Matemática. Egito, Babilônia e Grécia aparecem como os berços dessa ciência. As situações-problemas eram diversas: medições de terras, cobrança de impostos, contagem de tempo, entre outras.

      As mais interessantes surpresas estão por conta de documentos, sistemas numéricos, lendas e jogos que sobreviveram ao tempo, além, é claro, das grandiosas pirâmides do Egito e dos métodos de irrigação utilizados na Síria até os dias de hoje. O Papiro Egípcio de Rhind, por exemplo, traz uma utilização do sistema binário, do qual depende todo o mundo tecnológico. Equações algébricas, por sua vez, remontam às balanças Babilônicas, enquanto dos Gregos provém a “arma” da prova axiomática.

      Surpreenda-se aprendendo os fundamentos de toda esta fantástica arte; conheça pioneiros matemáticos; admire paisagens de cidades pitorescas:

Não perca este episódio, já se preparando para ir ao Oriente, no próximo.
Disponível aqui no Blog, a nossa Biblioteca de Alexandria!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP




Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-012/resenha_008-a-linguagem-do-universo/

Deixe uma resposta