. Jogo: Campos numéricos


Apresentação

Este jogo tem várias partidas. Em cada partida, você visualizará dois campos, cada um dividido em nove quadrados, sendo que o campo da esquerda estará coberto por nove placas numéricas.
O objetivo é que você transfira as nove placas do campo da esquerda para o campo da direita, de modo que números que fiquem vizinhos sejam iguais.
As placas colocadas no campo da direita não ficarão fixas; assim, se necessário, você pode modificar o lugar inicialmente escolhido para cada uma delas.
Uma partida só termina quando as nove placas estiverem nas devidas posições.




Instruções para jogar

(1) Aguarde o jogo carregar. (Dependendo da velocidade da sua Internet, o jogo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para movimentar uma placa numérica, clique nela com o botão esquerdo do mouse, mantenha o mouse pressionado e faça o movimento.
(3) Clicando no botão Nova Partida, um desafio novo será apresentado, independentemente de você ter concluído ou não a partida que está jogando.
(4) Procure resolver os desafios antes de ver as soluções. Mas, se precisar, clique no botão Solução: as placas numéricas recobrirão o campo da esquerda de acordo com a regra de que números vizinhos devem ser iguais.

BOM DIVERTIMENTO!





O jogo


Criado com o GeoGebra
Adaptado de Marco A. Manetta

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-campos-numericos/