. Jogo: Empurrando caixas


Apresentação

O jogo apresenta 24 desafios em ordem crescente de dificuldade.
Em cada desafio será apresentada uma malha quadriculada e sobre ela caixas que deverão ser colocadas em posições específicas devidamente assinaladas na malha.
As caixas só podem ser movimentadas sobre os quadradinhos cinzas que compõem a malha. Para fazer o deslocamento de uma caixa, você vai empurrá-la utilizando a seta verde com quatro pontas que também aparecerá sobre a malha.

Para deslocar uma caixa para um quadradinho à direita, você deve colocar a seta verde de quatro pontas no quadradinho cinza imediatamente à esquerda da caixa e movimentar a seta.

Para deslocar uma caixa para um quadradinho à esquerda, você deve colocar a seta verde de quatro pontas no quadradinho cinza imediatamente à direita da caixa e movimentar a seta.

Para deslocar uma caixa para um quadradinho acima, você deve colocar a seta verde de quatro pontas no quadradinho cinza imediatamente abaixo da caixa e movimentar a seta.

Para deslocar uma caixa para um quadradinho abaixo, você deve colocar a seta verde de quatro pontas no quadradinho cinza imediatamente acima da caixa e movimentar a seta.

O objetivo de cada desafio é colocar as caixas nas posições assinaladas na malha.

Cada desafio só termina quando as
caixas estiverem nas devidas posições.




Instruções para jogar

(1) Aguarde o jogo carregar. (Dependendo da velocidade da sua Internet, o jogo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para movimentar a seta verde de quatro pontas que será usada para produzir os movimentos que você fará para deslocar as caixas e colocá-las nas posições sinalizadas na malha, clique nas setas verdes com fundos marrons que aparecem no lado direito do applet:
– a seta que aponta para a esquerda faz o movimento à esquerda;
– a seta que aponta para a direita faz o movimento à direita;
– a seta que aponta para cima faz o movimento acima;
– a seta que aponta para baixo faz o movimento abaixo.
(3) Clicando no botão Novo Desafio, um desafio novo será apresentado, independentemente de você ter concluído ou não o desafio que está jogando.
(4) A cada novo desafio, clique no botão Iniciar.
(5) Se você precisar começar novamente um desafio já iniciado, clique no botão Reiniciar.
(6) Procure resolver os desafios antes de ver as soluções. Mas se precisar de dicas, e até de uma solução, clique em Solução e, depois, clique sucessivamente na setinha que irá aparecer.

Vamos jogar?
BOM DIVERTIMENTO!





O jogo


Criado com o GeoGebra
Adaptado de Marco A. Manetta

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-empurrando-caixas/