.Problema para ajudar na escola: Horário de chegada

Problema
(A partir do 6º ano do E. F. – Nível de dificuldade: Fácil)


(UK Junior Mathematical Olympiad, 2015 – Adaptado) Adrirene chegou em casa faltando [tex]285[/tex] minutos para a meia-noite e, ao entrar, ela imediatamente olhou para o relógio digital de [tex]24[/tex] horas que fica sobre a mesinha da sua sala.
Que horas marcava esse relógio?

Solução


Sabemos que [tex]1[/tex] hora equivale a [tex]60[/tex] minutos. Assim, a divisão

[tex]285[/tex] [tex]60[/tex]
[tex]45[/tex] [tex]4[/tex]

nos mostra que [tex]285[/tex] minutos equivalem a [tex]4[/tex] horas e [tex]45[/tex] minutos.

Dessa forma, Adrirene chegou em casa faltando [tex]4[/tex] horas e [tex]45[/tex] minutos para a meia-noite.
Observe que chegar [tex]4[/tex] horas antes da meia noite seria chegar às [tex]20\,h[/tex] horas; e chegar [tex]45[/tex] minutos antes das [tex]20\,h[/tex] horas significa chegar às [tex]19h15.[/tex]
Portanto, o relógio digital que fica sobre a mesinha da sala da Adrirene marcava [tex]\fcolorbox{black}{#fdb}{$19h15min$}\,[/tex] quando ela chegou.
Vamos então acertar o relógio, pessoal!


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo PDF desta página, com o problema e a solução, clicando no botão abaixo.
Você pode abrir o arquivo diretamente no seu navegador (Chrome, Edge, Firefox, Safari, entre outros), mas também pode utilizar o software gratuito Adobe Acrobat Reader.
Caso o dispositivo que você está utilizando não tenha o Acrobat Reader instalado, é só clicar AQUI para fazer o download adequado ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-para-ajudar-na-escola-horario-de-chegada/