.Problema para ajudar na escola: Ruas de mão única

Problema
(A partir do 8º ano do E. F. – Nível de dificuldade: Fácil)


A figura abaixo representa uma área de ruas de mão única. Em cada esquina em que há duas opções de direção (veja a figura) o tráfego se divide igualmente entre elas.

Se [tex]2.560 [/tex] carros entram na área pela rua [tex]\textcolor{red}{P}[/tex], qual o número de carros que vão sair por [tex]\textcolor{red}{Y}[/tex] ?

Solução


Observe a figura abaixo.

  • Na esquina [tex]\textcolor{#0000FF}{E_1}[/tex], dos [tex]2.560 [/tex] carros que entraram pela rua [tex]\textcolor{red}{P}[/tex], [tex]\dfrac{2.560}{2}=1.280 [/tex] seguem em direção à saída [tex]\textcolor{red}{X}[/tex].
  • Na esquina [tex]\textcolor{#0000FF}{E_2}[/tex], desses [tex]1.280 [/tex] carros, [tex]\dfrac{1.280}{2}=640 [/tex] continuam em direção à saída [tex]\textcolor{red}{X}[/tex] e [tex]640[/tex] vão em direção à saída [tex]\textcolor{red}{Y}[/tex].

Assim, dos [tex]2.560 [/tex] carros que entraram por [tex]\textcolor{red}{P}[/tex], [tex]640[/tex] saem pela saída [tex]\textcolor{red}{X}[/tex], o que significa que [tex] \, \fcolorbox{black}{#eee0e5}{$2.560-640=1.920$} [/tex] carros vão sair por [tex]\textcolor{red}{Y}.[/tex]


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Participou da discussão o Clube OCTETO MATEMÁTICO.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo PDF desta página, com o problema e a solução, clicando no botão abaixo.
Você pode abrir o arquivo diretamente no seu navegador (Chrome, Edge, Firefox, Safari, entre outros), mas também pode utilizar o software gratuito Adobe Acrobat Reader.
Caso o dispositivo que você está utilizando não tenha o Acrobat Reader instalado, é só clicar AQUI para fazer o download adequado ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-para-ajudar-na-escola-ruas-de-mao-unica/