Atividade 1: Resolvendo problemas
Apresentaremos nesta Sala alguns problemas envolvendo algarismos romanos.
Problema 1
(ENEM – 2012) O sistema de numeração romana, hoje em desuso, já foi o principal sistema de numeração da Europa. Nos dias atuais, a numeração romana é usada no nosso cotidiano essencialmente para designar os séculos, mas já foi necessário fazer contas e escrever números bastante grandes nesse sistema de numeração. Para isto, os romanos colocavam um traço sobre o número para representar que esse número deveria ser multiplicado por [tex]1\ 000[/tex]. Por exemplo, o número [tex]\overline{X}[/tex] representa o número [tex]10 \times 1\ 000[/tex], ou seja [tex]10\ 000[/tex]. De acordo com essas informações, os números [tex]\overline{MCCV}[/tex] e [tex]\overline{XLIII}[/tex] são, respectivamente, iguais a
a) [tex]1\ 205\ 000[/tex] e [tex]43\ 000[/tex].
b) [tex]1\ 205\ 000[/tex] e [tex]63\ 000[/tex].
c) [tex]1\ 205\ 000[/tex] e [tex]493\ 000[/tex].
d) [tex]1\ 250\ 000[/tex] e [tex]43\ 000[/tex].
e) [tex]1\ 250\ 000[/tex] e [tex]63\ 000[/tex].
Problema 2
Considere a figura a seguir.
A quantidade de prisioneiros mostrada na ilustração escrita em algarismos indo-arábicos é
a) [tex]955.[/tex]
b) [tex]1\ 105.[/tex]
c) [tex]1\ 155.[/tex]
d) [tex]1\ 405.[/tex]
e) [tex]1\ 650.[/tex]
Problema 3
A Cruzada dos Algarismos Romanos
Preencha a cruzada abaixo utilizando algarismos indo-arábicos de acordo com a legenda dada em algarismos romanos.
Problema 4
Preencha a próxima cruzada utilizando algarismos romanos.
Problema 5
Problema 6
Uma forma lógica de escrever o número [tex]45[/tex] seria [tex]VL[/tex], isto é, o número [tex]50 (L)[/tex] menos o número [tex]5 (V)[/tex]. No entanto, escrevemos [tex]45[/tex] como [tex]XLV[/tex].
Justifique porque isso ocorre.
Problema 7
A figura ao lado mostra como Helena representou o número [tex]6[/tex] no sistema de numeração romano, utilizando palitos de fósforo.
Que outros numerais romanos é possível representar utilizando-se exatamente três palitos de fósforo?
Bons estudos, pessoal! |
Equipe COM – OBMEP