.Probleminha: Data de validade

Problema
(Indicado a partir do 6º ano do E. F.)


Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com [tex]366[/tex] dias (bissexto – [tex]3\underline{66}[/tex]), um dia a mais do que os anos normais de [tex]365[/tex] dias, ocorrendo, em geral, a cada quatro anos.
Os anos bissextos são os anos múltiplos de [tex]4[/tex], não múltiplos de [tex]100[/tex] ([tex]1\ 900[/tex] não foi bissexto) e os anos múltiplos de [tex]400[/tex] ([tex]2\ 000[/tex] foi bissexto).




Certo professor de Matemática encontrou no supermercado um produto com a data de validade mostrada na figura.

A data informada está errada, pois o mês de fevereiro possui [tex]28[/tex] dias em anos não bissextos e [tex]29[/tex] dias em anos bissextos. Desse modo, se a data de validade correta fosse três dias antes do último dia de fevereiro daquele ano, qual o erro em dias da data de validade mostrada na embalagem?

Solução


Observe que o número [tex]2015[/tex] não é múltiplo de [tex]4[/tex]. Desta forma, o ano [tex]2015[/tex] não foi bissexto.
Sendo assim, fevereiro de [tex]2015[/tex] teve apenas [tex]28[/tex] dias. Calculando [tex]3[/tex] dias antes, então a data correta de vencimento seria [tex]25/02/2015[/tex].
Sabendo a data correta de vencimento, calcula-se [tex] \, \fcolorbox{black}{#eee0e5}{$31-25=6$} \, [/tex] dias de erro na data de validade do pão de forma.


Solução elaborada pelo COM Alfa Club, com contribuições dos Moderadores do Blog.

Participou da discussão o Clube Alfa Club.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-data-de-validade/