b_JHPoincaré

Henri Poincaré

L1
        Jules Henri Poincaré , matemático, físico e filósofo francês, nasceu em 29 de abril de 1854, em Nancy, França, filho de uma família influente na sociedade da época. Seu pai era professor na Universidade de Nancy e o tio, Antoine, engenheiro. Vários membros de sua família tornaram-se conhecidos, tanto na política quanto na vida intelectual da França, principalmente Raymond Poincaré, presidente da França durante a Primeira Guerra Mundial. Suas habilidades matemáticas começaram a ser vistas quando ainda estudava no Liceu de Nancy, ao participar, e vencer, um concurso entre todos os liceus da França, além de se destacar em todas as disciplinas que estudava.

Em sua época acadêmica, Poincaré se graduou em engenharia na École dês Mines e tornou-se inspetor do grupo “Corps des Mines” para atuar à região de Vesoul, no noroeste francês. Depois do desastre na mineradora de Magny em agosto de 1879, foi responsável por conduzir as investigações sobre o acidente que havia matado dezoito mineiros.

O seu doutorado concluído em 1879, ocorreu sob supervisão de Charles Hermite, um tradicional matemático da França. Na Universidade de Paris (Sorbonne), foi indicado como professor de análise associado e ocupava a cadeira de Física, Mecânica experimental, Matemática Física, Teoria das Probabilidades, Mecânica celeste e Astronomia.

Em 1881, foi nomeado professor de física e matemática na Sorbonne, onde lecionou até falecer. Na juventude, formulou o conceito das funções automórficas utilizadas na solução das equações diferenciais lineares. Essas equações lineares eram de segunda ordem com coeficientes algébricos.

Lançou um tratado sistemático de topologia, o “Analysis situs”, no ano de 1895. Foi um grande estudioso de várias matérias da física como a óptica, a eletricidade, telegrafia, elasticidade, termodinâmica e até cosmologia. Era considerado como o último universalista da matemática.

Nos estudos a respeito da mecânica, foi responsável por diversos trabalhos referentes à teoria da luz e das ondas eletromagnéticas. Ao lado de Hendrik Lorentz, iniciou os estudos que viriam a ser utilizados por Albert Eistein na elaboração da Teoria da Relatividade. A partir deles, passou-se a classificar sólidos imaginários como cubos, esferas e cones por meio de teoremas. Em 1889, Jules Poincaré foi premiado pelo trabalho sobre o “problema dos três corpos”.

Propôs em 1904 um resultado que passaria a ser conhecida como “Conjectura de Poincaré”. Essa conjectura (hipótese não comprovada) só foi resolvida em 2006 pelo matemático russo Grigory Perelman.

Durante toda sua vida, Poincaré publicou mais de 500 trabalhos, entre livros e artigos, além de suas notas de aula. Seu pensamento influenciou a Matemática, a Física Matemática e a Filosofia, desde a teoria de funções e topologia, até um modo particular de pensar o mundo e sua lógica. Antes de Albert Einstein, Poincaré era reconhecido como o mais brilhante pesquisador da teoria da relatividade; dentre suas obras destacam-se: Analysis situs (1895), Les méthodes nouvelles de la mécanique céleste (1892-1899) e Leçons de mécanique céleste (1905-1910).

Em 1912 Poincaré submeteu-se a uma cirurgia, devido a um problema de próstata e, subsequentemente, morreu de uma embolia em 17 de julho de 1912, aos 58 anos. Foi enterrado no mausoléu da família Poincaré no Cemitério de Montparnasse, Paris.

Em 2004, o então Ministro da Educação Francês, Claude Allègre, propôs que Poincaré fosse exumado e enterrado no Pantheon em Paris, o qual é reservado a cidadãos franceses que prestaram grandes serviços à nação.



Fontes:
[1] Wikipédia
[2] infoEscola
[3] Super Interessante
[4] GHTC – USP
(Últimos acessos em 11/11/2015.)

Francisco Denilson Mesquita Ribeiro
aluno do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_jhpoincare/

Deixe uma resposta