b_Hiparco

Hiparco de Nicéia

hiparco1
       Hiparco de Nicéia viveu no século II a.C. e é considerado o mais eminente dos astrônomos da Antiguidade. Cuidadoso, ele desenvolveu importantes trabalhos no observatório de Rodes. Creditam-se a ele feitos como a determinação do mês lunar médio, um cálculo de inclinação do plano da órbita terrestre e a organização de um catálogo estelar.
        A Trigonometria na época era baseada na relação entre um arco arbitrário e sua corda. Os estudos de Hiparco sobre o cálculo de comprimento das cordas deram origem à primeira tabela trigonométrica.
        Apesar de a corda de um arco não ser o seno, uma vez conhecido o valor de seu comprimento, pode-se calcular o seno da metade do arco. Veja na figura abaixo como podemos calcular o seno a partir do comprimento da corda:

hiparco2

[tex]sen\; \text{a}= \dfrac{AM}{OA}=\dfrac{AB}{AC}= \dfrac{corda\: de\; 2\text{a}}{2r}\\
~~\\
corda\; de\; 2\text{a}=2r\cdot sen\; \text{a}[/tex]

        Acredita-se que uma tábua de cordas posterior foi desenvolvida pelo matemático Cláudio Ptolomeu (c. 85 – c.165), a partir da descoberta de Hiparco.



Fonte:
Livro A conquista da Matemática – oitava série – Edição Renovada – página 272. De GIOVANNI, José e CASTRUCCI, Benedito; Editora FTD.

Francisco Denilson Mesquita Ribeiro
aluno do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_hiparco/

Deixe uma resposta