.Problema: O alvo

Problema
(Indicado a partir do 2º ano do E. M.)


Redle fez um alvo de dardos para seu sobrinho, com três círculos concêntricos. O menor tem raio de 10 cm, o intermediário, raio de 20 cm, e o maior tem raio de 30 cm. Ele pintou o círculo central de vermelho; o intermediário de azul e, o círculo maior, de amarelo.

O sobrinho de Redle não treinou muito: seus dardos atingem o alvo aleatoriamente. Porém, ele nunca lança os dardos para fora do alvo. Se ele lançar 100 dardos, quantos você espera que caiam na região amarela?

Adaptado de NZMATHS.

 

explicador_p

Lembretes

(I) Este problema utiliza a chamada Probabilidade Geométrica. Na Probabilidade Geométrica, escolhido ao acaso um ponto de uma região [tex]R[/tex], a probabilidade [tex]p[/tex] de esse ponto pertencer a uma região [tex]R_1[/tex] contida em [tex]R[/tex] é definida por
[tex]\qquad \qquad \boxed{p=\dfrac{\text{área de }R_1}{\text{área de }R}}\,.[/tex]

Para aprender mais, visite a Sala Probabilidade Geométrica.

(II) Se um experimento aleatório se repetir um número muito grande de vezes, a frequência relativa de um evento se estabilizará próxima de algum número. Em espaços amostrais finitos e equiprováveis, o número ao qual a frequência relativa de um evento se estabilizará próxima é a chamada probabilidade clássica: a razão entre o número de elementos do evento e o número de elementos do espaço amostral.

Para aprender mais, consulte a Sala Probabilidade e eventos.

 

Solução


O problema diz que os dardos atingem o alvo aleatoriamente. Como o sobrinho de Redle lançará muitos dardos, a proporção dos dardos que caem na região amarela deve ser aproximadamente igual à probabilidade de um dardo cair na região amarela do alvo completo.

A área [tex]T[/tex] do alvo inteiro (um círculo com raio de [tex]30 \text{ cm}[/tex]) pode ser encontrada utilizando a fórmula da área de um círculo:
[tex]\qquad T=\pi r^2=30^2\pi=900\pi \text{ cm}^2.[/tex]

A área [tex]NA[/tex] da parte do alvo que não é amarela é um círculo com raio de [tex]20 \text{ cm}[/tex], cuja área é dada por
[tex]\qquad NA=\pi r^2=20^2\pi=400\pi \text{ cm}^2.[/tex]

Portanto, há uma probabilidade de
[tex]\qquad \dfrac{T-NA}{T}=\dfrac{500\pi}{900\pi}=\dfrac{5}{9}\approx 56\%[/tex]
de um dardo atingir a parte amarela do alvo.

Assim, esperamos que cerca de [tex]56[/tex] dardos atinjam a região amarela.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: https://clubes.obmep.org.br/blog/problema-o-alvo/