.Alunos na Classe

PROBLEMA Em uma classe, os alunos sentam-se em carteiras dispostas em fileiras. A quantidade de alunos em cada fileira é sempre a mesma. Roberto tem duas fileiras na frente dele e uma fileira atrás. Na fileira de Roberto, há três alunos sentados à sua esquerda e cinco alunos sentados à sua direita. Quantos alunos há …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/alunos-na-classe/

.Maior Soma Possível

PROBLEMA O produto de um milhão de números naturais, não necessariamente distintos, é igual a um milhão. Qual é o maior valor possível para a soma desses números? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir do dia 25, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/maior-soma-possivel/

.Triângulo Dividido

PROBLEMA Um triângulo [tex]ABC[/tex] é dividido em [tex]4[/tex] partes por dois segmentos de reta, conforme mostrado abaixo. As áreas dos triângulos menores são [tex]1, 3[/tex] e [tex]3[/tex]. Qual é a área do triângulo [tex]ABC[/tex]? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir do dia 25, próxima …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/triangulo-dividido/

Precisando de Atividades?

  Conheça a mais nova Sala de Atividades do nosso Blog: A Matemática das Alavancas.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/precisando-de-atividades/

Extensão do degrau

PROBLEMA A figura abaixo representa o perfil de uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão (veja a figura), além de mesma altura. Se [tex]AB=3\text{ m}[/tex] e [tex]B\hat{C}A=30^\circ[/tex], qual é a medida da extensão de cada degrau? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/extensao-do-degrau/