Precisando de Atividades?

  Conheça a mais nova Sala de Atividades do nosso Blog: A Matemática das Alavancas.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/precisando-de-atividades/

Extensão do degrau

PROBLEMA A figura abaixo representa o perfil de uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão (veja a figura), além de mesma altura. Se [tex]AB=3\text{ m}[/tex] e [tex]B\hat{C}A=30^\circ[/tex], qual é a medida da extensão de cada degrau? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/extensao-do-degrau/

Calçadas ladrilhadas

PROBLEMA Algumas calçadas são ladrilhadas como mostrado na figura. Imagem extraída de: https://eapacoladrilhodecor.wixsite.com/espaco/ladrilho-hidraulico. Acesso em 07 abr 24. Cada bloco do ladrilho é um losango cuja medidas dos ângulos internos consecutivos diferem entre si de [tex]60^\circ[/tex]. Calcule a medida angular [tex]\alpha[/tex]. Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/calcadas-ladrilhadas/

Em busca de um polinômio

PROBLEMA Encontre um polinômio divisível por [tex]x^2+1[/tex] e que deixa resto [tex]1[/tex] quando dividido por [tex]x^2+x+1[/tex]. Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir do dia 18, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala Problemas da Semana: Dicas, Orientações e Dúvidas do nosso Fórum. Lá vocês …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/em-busca-de-um-polinomio/

Uma função complicada

PROBLEMA A função [tex]f:[0,1]\rightarrow \mathbb{R}[/tex] é tal que [tex]\qquad f(x) = \begin{cases} \dfrac{1}{3}f(2x), ~~~~~~0\leq x\leq \dfrac{1}{2}\\ \\ \dfrac{1}{3}+\dfrac{2}{3}f(2x-1), ~~\dfrac{1}{2}\leq x\leq 1 \end{cases}[/tex] Quanto vale [tex]f\left(\dfrac{1}{7}\right)[/tex]? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir do dia 11, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala Problemas da Semana: …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/uma-funcao-complicada/