Vídeo 015


A História da Matemática – Episódio 4

Quarto e último episódio da série A História da Matemática, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia.
A série é conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.

Para o Infinito e Além

Diversas concepções do infinito e o nascimento da Topologia e da Teoria do Caos são tratados neste episódio. Hilbert, Cantor e Poincaré poderão ser encontrados nesta última viagem, que é mais árdua, já que nela são tratadas descobertas matemáticas recentes. No entanto, a essência do Projeto Clubes de Matemática aparece explicitamente no episódio: a matemática aprendida na resolução de problemas.

Clique na telinha e curta essa última viagem ! !

Observação: Dependendo da velocidade de sua conexão, o vídeo pode demorar a carregar…

A História da Matemática
Para o Infinito e Além – Resumo*

O episódio “Para o Infinito e Além” é o último da Série: The story of math (A História da Matemática), produzida pela BBC. É um passeio intrigante pelas últimas descobertas da matemática, mostrando como a busca pela solução de grandes problemas matemáticos contribuiu para o desenvolvimento não só da matemática pura, através da interligação de ramos aparentemente disjuntos como teoria dos números, topologia, geometria diferencial, grafos, dentre outros, mas também da física, das telecomunicações, da computação. Das novas concepções e entendimento do infinito, por Cantor; passando pelo nascimento da teoria do caos, da topologia e da teoria necessária para o desenvolvimento do computador, até apresentar as ideias básicas das novas fronteiras do conhecimento matemático, essa ciência é apresentada relacionada aos contextos sociais, políticos e econômicos dos últimos séculos. O filme nos convida a uma nova visão entre a trama: matemática e sociedade, mostrando como a genialidade humana – seus feitos e limitações – influenciam e são influenciados por regimes, guerras, cultura e arte. O filme é, portanto, uma excelente aula de como a matemática continua caminhando para o infinito e além.

(*) TV Escola

carinha5

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-015/

Deixe uma resposta