Meia-vida de um elemento químico

PROBLEMA

Meia-vida de um elemento químico radioativo é o tempo necessário para que a sua atividade radioativa seja reduzida à metade, isto é: partindo de uma quantidade [tex]q_0[/tex] de massa radioativa, após o primeiro período de meia-vida somente a metade de [tex]q_0[/tex] permanece radioativa; após o segundo período de meia-vida, somente [tex]\dfrac{1}{4}[/tex] de [tex]q_0[/tex], e assim por diante. Um dos elementos radioativos liberados em um acidente numa usina nuclear é o isótopo do estrôncio [tex]90[/tex], [tex]Sr^{90}[/tex], cuja meia-vida é de [tex]28[/tex] anos. Considere uma amostra de [tex]30[/tex] g desse isótopo liberado em um acidente. Determine a lei da função que relaciona a quantidade radioativa [tex](q)[/tex], em gramas, dessa amostra e o número [tex](n)[/tex] de meias-vidas transcorrido a contar da data do acidente. Use essa lei para calcular o tempo necessário para que a massa radioativa desse elemento seja de [tex]15\cdot 2^{-7}[/tex] g.

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir do dia 23, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala Problemas de 2023: Dicas, Orientações e Dúvidas do nosso Fórum.
Lá vocês encontrarão Dicas e Orientações para tentarem resolver o problema e também poderão postar as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, vocês podem postar suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas!

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2023/11/meia-vida-de-um-elemento-quimico-2/

Deixe uma resposta