PROBLEMA
“Um dos grandes benefícios das árvores é sua capacidade de sequestrar dióxido de carbono [tex](CO_2)[/tex] e armazenar carbono. O processo de sequestro de [tex]CO_2[/tex] da atmosfera ocorre pela fotossíntese e parte é armazenada na biomassa da árvore (carbono acumulado ou estoque de carbono). O carbono sequestrado usado para o crescimento da árvore se acumula nos troncos, galhos e folhas, e outra parte é transferida para as raízes e solo. Espécies distintas conseguem sequestrar diferentes quantidades de carbono, dependendo das suas características.”
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4844-arvores.html. Acesso em: 25 mar. 2021.
Uma instituição estimou que as pessoas de certa localidade viajam por via aérea uma média de [tex]20[/tex] horas por ano, o que equivale a [tex]1\,000\text{ kg}[/tex] de carbono desprendido para a atmosfera por cada pessoa, a cada ano.
Uma iniciativa verde sugeriu que, se cada pessoa plantasse duas árvores de certa espécie por ano, a emissão de carbono das viagens aéreas seria compensada.
Assumindo que a vida média desse tipo de árvore é de [tex]50[/tex] anos e que as estimativas são razoáveis, quantos gramas de carbono uma árvore desse tipo compensa por semana?
DICA
[tex]\rhd[/tex] A captação de carbono de duas árvores por [tex]50[/tex] anos corresponde à captação de quantas árvores em um ano?
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 25-05-23, deem uma passadinha na Sala Problemas de 2023: Dicas, Orientações e Dúvidas do nosso Fórum.
Lá vocês encontrarão mais Dicas e Orientações para tentarem resolver o problema e também poderão postar as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.
Bons estudos, pessoal!