Saara

PROBLEMA

Um deserto é uma região que recebe pouquíssima chuva. Existe uma grande variação na temperatura ao longo do dia e o clima é muito seco. Os desertos podem ser quentes ou frios e, dentre os quentes, o mais famoso é o deserto do Saara, localizado no continente africano.

Deserto do Saara

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/saara-cresce-10-em-um-seculo/. Acesso em: 20 nov. 2021.

Considerado o maior deserto quente do mundo, o Saara encontra-se em expansão. Cresceu cerca de 10% no último século e hoje ocupa uma área de quase 7,4 milhões de quilômetros quadrados (km²), um pouco menor que a do Brasil. […] Segundo os pesquisadores, variações naturais do clima, como alterações na temperatura superficial do Atlântico e na circulação de ventos quentes, explicariam parte (dois terços) da redução das chuvas e do avanço do Saara. O terço restante pode ser consequência das alterações no clima causadas por influência humana.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/saara-cresce-10-em-um-seculo/. Acesso em: 20 nov. 2021.

a) Qual era a área do deserto do Saara um século atrás?

b) Se a influência humana não tivesse provocado alterações climáticas, qual seria a área do Saara hoje? Calcule a diferença entre essa projeção e a área atual.

DICA

[tex]\rhd[/tex] Sem a influência humana, de quantos por cento teria sido o aumento do Saara no último século? Lembrete para os dois itens: Regrinhas de três são muito úteis!

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/11/saara/

Deixe uma resposta