Bolas e prêmios

PROBLEMA

Três pessoas, [tex]A, B[/tex] e [tex]C[/tex], irão participar de um sorteio de dois prêmios idênticos. Serão colocadas em uma urna [tex]100[/tex] bolas idênticas, sendo [tex]25[/tex] da cor azul para o participante [tex]A[/tex], [tex]60[/tex] da cor branca para o participante [tex]B[/tex] e [tex]15[/tex] da cor preta para o participante [tex]C[/tex]. Será retirada uma bola e sua cor determinará o ganhador de um dos prêmios. Em seguida, todas as bolas da cor da bola retirada serão removidas da urna e mais uma bola será sorteada, determinando o ganhador do prêmio restante. Qual é a probabilidade do participante [tex]A[/tex] ganhar um prêmio?

DICA

Procure decompor o evento aleatório [tex]A[/tex] ganha um prêmio como união de eventos aleatórios mais simples como [tex]A[/tex] é sorteado primeiro, etc.

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 05.08.2021, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/08/bolas-e-premios/

Deixe uma resposta