Pitágoras, o músico

PROBLEMA

Conta uma lenda que Pitágoras (569 a.C. – 480 a.C., aproximadamente) despertou sua curiosidade em relação à música quando, ao passar em frente à oficina de um ferreiro, ouviu o som de cinco martelos batendo em uma bigorna e percebeu que os martelos soavam harmonicamente, exceto um. Curioso, ele tentou estabelecer uma relação entre os martelos que eram harmônicos e, para pesquisar os sons correspondentes às relações que observou, Pitágoras construiu um monocórdio: uma caixa de ressonância sobre a qual era estendida uma única corda presa a dois cavaletes.

Monocórdio

A partir de divisões feitas na corda, ele observou que o som produzido pressionando metade da corda era o mesmo, porém mais agudo, que o som produzido pela corda inteira: ou seja, pressionando a corda na metade, se produzia o som no que chamamos de “uma oitava acima”.

Hoje, sabemos que o som é uma onda, e cada nota é dada por uma onda que oscila com certa frequência. O hertz (símbolo Hz) é a unidade de medida SI para frequência e expressa, em termos de ciclos por segundo, a frequência de um evento periódico. Assim, se uma onda sonora completar 100 oscilações em 1 segundo, por exemplo, sua frequência será de 100 Hz.

Então, a experiência de Pitágoras significa que, quando uma frequência é multiplicada por 2, a nota permanece a mesma. Por exemplo, a frequência da nota Lá (440 Hz) multiplicada por 2 é também uma nota Lá (880 Hz), só que uma oitava acima (um Lá mais agudo).

Na música ocidental, em uma oitava (por exemplo, entre duas notas Dó consecutivas), há 12 intervalos chamados de semitons.

Semitons
Fonte: musicaeadoracao.com.br.

As frequências de duas notas consecutivas (isto é, cuja distância é de 1 semitom) se relacionam da seguinte forma: a frequência da segunda é a frequência da primeira multiplicada por uma constante [tex]c[/tex]. Qual o valor de [tex]c[/tex]?

DICA

Quantas vezes devemos multiplicar a constante [tex]c[/tex] para obter a mesma nota, porém mais aguda (uma oitava acima)?

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: deem uma passadinha na Sala Problemas: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/07/pitagoras-o-musico/

Deixe uma resposta