Placas Mercosul

PROBLEMA

“Todos os estados brasileiros estão aptos a emplacar veículos com o novo modelo da Placa de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul. O diferencial da placa do Mercosul em relação ao modelo atual (cinza) são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. A adoção do novo modelo também resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do País, que acabariam em poucos anos.”
(Retirado de: https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2020/02/placa-mercosul-ja-esta-disponivel-em-todo-brasil)

No Brasil, o código das placas dos automóveis no padrão Mercosul é uma sequência alfanumérica com sete caracteres, da forma [tex]LLL\;NLNN[/tex], onde [tex]L[/tex] representa uma letra do alfabeto e [tex]N[/tex] um algarismo. Veja um exemplo:

Com base nas regras vistas acima, encontre o total de possíveis sequências que podem dar origem a placas do padrão Mercosul.

DICA

Lembre-se que podem haver repetições nas letras e algarismos. Sugerimos dar uma passadinha nesta sala.

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 24 de junho, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/06/placas-mercosul/

Deixe uma resposta