Lei de Dolbear

PROBLEMA

Para uma certa espécie de grilo, o número, [tex]N[/tex], que representa os cricrilados por minuto, depende da temperatura ambiente [tex]T[/tex]. Uma boa aproximação para esta relação é dada pela lei de Dolbear, expressa na fórmula [tex]N = 7 T −30,[/tex] com [tex]T[/tex] em graus Celsius. Um desses grilos fez sua morada no quarto de um vestibulando às vésperas de suas provas. Com o intuito de diminuir o incômodo causado pelo barulho do inseto, o vestibulando ligou o condicionador de ar, baixando a temperatura do quarto para [tex]15^\circ C[/tex], o que reduziu pela metade o número de cricrilados por minuto. Assim, qual era a temperatura, em graus Celsius, no momento em que o condicionador de ar foi ligado?

DICA

Calcule, com a lei de Dolbear, o número de cricrilados por minuto para a temperatura [tex]15^\circ C[/tex]. Qual era o número de cricrilados na temperatura inicial?

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 01.07.2021, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/06/lei-de-dolbear/

Deixe uma resposta