Heroínas Verdes

PROBLEMA

Um dos grandes benefícios das árvores é sua capacidade de sequestrar dióxido de carbono [tex](CO_2)[/tex] e armazenar carbono. O processo de sequestro de [tex]CO_2[/tex] da atmosfera ocorre pela fotossíntese e parte é armazenada na biomassa da árvore (carbono acumulado ou estoque de carbono). O carbono sequestrado usado para o crescimento da árvore se acumula nos troncos, galhos e folhas, e outra parte é transferida para as raízes e solo. Espécies distintas conseguem sequestrar diferentes quantidades de carbono, dependendo das suas características.

Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4844-arvores.html. Acesso em: 25 mar. 2021.

Uma instituição estimou que as pessoas de certa localidade viajam por via aérea uma média de [tex]20[/tex] horas por ano, o que equivale a [tex]1\,000\text{ kg}[/tex] de carbono desprendido para a atmosfera por cada pessoa, a cada ano.

Uma iniciativa verde sugeriu que, se cada pessoa plantasse duas árvores de certa espécie por ano, a emissão de carbono das viagens aéreas seria compensada.

Assumindo que a vida média desse tipo de árvore é de [tex]50[/tex] anos e que as estimativas são razoáveis, quantos gramas de carbono uma árvore desse tipo compensa por semana?

DICA

[tex]\rhd[/tex] A captação de carbono de duas árvores por [tex]50[/tex] anos corresponde à captação de quantas árvores em um ano? Quantos gramas há em um quilograma? Quantas semanas há em um ano?

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 08.04.21, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/04/heroinas-verdes/

Deixe uma resposta