Haja Pernas!

PROBLEMA

O recorde de subida de escadas em um período de [tex]12[/tex] horas é de Christian Riedl. Foi obtido na Torre [tex]185[/tex], um prédio de escritórios em Frankfurt – Alemanha, no dia [tex]28[/tex] de setembro de [tex]2014[/tex]. Reidl subiu os [tex]988[/tex] degraus do prédio [tex]71[/tex] vezes (ele fez todas as descidas de elevador), totalizando [tex]13\ 145,65[/tex] metros de subida.

a) Quantos degraus ele subiu ao todo?

b) Calcule a altura de um degrau. Considere que todos os degraus possuem a mesma altura.

c) Estime a altura da Torre [tex]185[/tex].

d) Quantos degraus ele subiu por segundo, em média?

DICA

Para a letra a, veja o que fazer com a quantidade de degraus do prédio e o número de vezes que ele subiu o mesmo. Para a letra b, analise o que fazer com a distância percorrida e o número de degraus. Para a letra c, veja no que a distância total de subida pode ajudar. Para a letra d, é necessário calcular o tempo total em segundos para que se possa determinar a razão pedida.


Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 11.03.2021, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/03/haja-pernas/

Deixe uma resposta