Remédios

PROBLEMA

Um frasco do medicamento [tex]A[/tex] tem [tex]153[/tex] comprimidos e um frasco do medicamento [tex]B[/tex] tem [tex]192[/tex] comprimidos. José do Ença deve tomar [tex]4[/tex] comprimidos por dia do medicamento [tex]A [/tex] e [tex]3[/tex] por dia do [tex]B[/tex], em dias alternados, iniciando pelo [tex]A[/tex], ou seja, ele tomará [tex]4[/tex] comprimidos do[tex] A[/tex] no primeiro dia, [tex]3[/tex] do [tex]B[/tex] no segundo, [tex]4[/tex] do [tex]A [/tex] no terceiro, etc.
a) Após quantos dias do início do tratamento terminará o primeiro frasco do medicamento [tex]B[/tex]?
b) Um frasco destes medicamentos, tanto [tex]A[/tex] quanto [tex]B[/tex], demora [tex]2[/tex] dias para chegar à casa de José. A partir do início do tratamento, depois de quantos dias, no máximo, ele deverá solicitar um novo frasco de medicamento, para não correr o risco de ficar sem?

DICA

Calcule quantas doses de cada medicamento cada frasco possui.

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 18.02.2021, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2021/02/remedios/

Deixe uma resposta