PROBLEMA
Após um semestre de aulas no Clube de Matemática, uma professora resolve se despedir de seus [tex]7[/tex] alunos oferecendo, durante [tex]7[/tex] dias consecutivos de uma semana, [tex]7[/tex] jantares, onde em cada um ela convida apenas [tex]3[/tex] alunos. De quantos modos ela pode fazer os convites se ela não deseja que um mesmo par de alunos compareça a mais de um jantar?
DICA
Primeiro, descubra em quantos jantares cada estudante deve ir. De quantas maneiras podemos formar os trios de convidados respeitando o enunciado? Após essa contagem, devemos arrumar os jantares nos [tex]7[/tex] dias.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 17/12/2020, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.
Bons estudos, pessoal!
Últimos comentários