Problema das Luzes

PROBLEMA

Existe uma lei da Física que diz que a intensidade luminosa [tex]I_A[/tex], medida em candela, que uma fonte luminosa [tex]A[/tex] produz sobre um ponto [tex]Q[/tex], situado a uma distância [tex]d[/tex] de [tex]A[/tex], é diretamente proporcional à potência luminosa [tex]P[/tex] da fonte e inversamente proporcional ao quadrado da distância [tex]d[/tex], ou seja, [tex]I_A=\dfrac{P}{d^2}[/tex]. Considerando que existem duas fontes luminosas [tex]A[/tex] e [tex]B[/tex] situadas a uma distância de [tex]10[/tex] metros uma da outra e que a potência de [tex]A[/tex] é quatro vezes maior que a potência de [tex]B[/tex] determine os pontos da reta [tex]AB[/tex] que são igualmente iluminados por [tex]A[/tex] e por [tex]B[/tex].

DICA

Iguale as intensidades luminosas causadas pelas fontes [tex]A[/tex] e [tex]B[/tex] em um ponto para determinar a distância deste ponto aos pontos das fontes luminosas.

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente, não faz mal: a partir da próxima quinta, 26 de novembro, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e postem lá as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2020/11/problema-das-luzes/

Deixe uma resposta