A saga do pequeno Artur

PROBLEMA

Depois de assistir a um filme sobre as aventuras do “Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda”, o pequeno Artur resolveu fazer flechas e espadas para brincar. Ele rapidamente percebeu que poderia fazer belas pontas para suas flechas, a partir de folhas de papel em formato de quadrados com 1 dm de lado. Para isso bastava cortar um quadrado num dos cantos de cada folha e, no pedaço do papel em forma de “L” restante, pintar uma parte como mostra a figura.

Depois de ter construído várias pontas, Artur reparou que a medida da área da região pintada em cada folha era exatamente um terço da medida da área do respectivo “L”.
Qual o comprimento do lado do quadrado que o Artur cortou em cada folha de papel que utilizou?

DICA

[tex]\textcolor{#D02090}{\rhd}[/tex] Chamando de x a medida do lado do quadrado que foi cortado, é possível encontrar a área da região branca do “L” em termos de x, e esta corresponde a 2/3 da área do “L”.

Desafio2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Se a dica não for suficiente e vocês não conseguirem, não faz mal: visitem o nosso Fórum restrito, entrem na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas, procurem pelo tópico deste problema e postem lá as suas dúvidas.
Os nossos Moderadores com certeza irão lhes ajudar!
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2020/07/a-saga-do-pequeno-artur/

Deixe uma resposta