O número [tex]\pi[/tex] na Biblía

Na Bíblia, o Velho Testamento é um conjunto de [tex]39[/tex] livros (na versão usada pelos cristãos protestantes). Em um destes livros, chamado Primeiro Livro dos Reis, o narrador apresenta determinada medição de uma estrutura circular na descrição do Templo construído pelo rei Salomão, cerca de 900 a.C. O trecho diz o seguinte:

“Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até a outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor” (I Reis 7:23).

Note que se trata de uma circunferência de [tex]5[/tex] côvados de raio e [tex]30[/tex] côvados de comprimento. Considerando estas medidas, qual o valor utilizado para a aproximação do número [tex]\pi[/tex]?

Probleminha2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 14, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala Problemas 2020: Dicas e Dúvidas do nosso Fórum e procurem pela dica para este problema.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2020/05/o-numero-texpi-tex-na-biblia/

2 comentários

  1. Sabemos que o raio é de 5 e a circunferência é de 30, além da fórmula que é C= 2. π.r assim, colocamos 30 como C e o 5 como r:
    C= 2. π.r
    30= 2.π. 5
    (2.5=10)
    30= 10.π
    (30:10=3}
    π=3
    Portanto, estima-se que o π valia 3.

    1. Parabéns INTELIGÊNIOS.

      Esse realmente era o valor estimado.

      Solução perfeita.

Deixe uma resposta