Abacanja e laranxi

Uma grande lanchonete produz dois tipos de sucos que fazem o maior sucesso: o abacanja e o laranxi. Para produzi-los, são utilizadas duas frutas, abacaxi e laranja:

  • Cada litro do abacanja é produzido a partir de 0,4 litros de suco puro de abacaxi e 0,6 litros de suco puro de laranja.
  • Cada litro do laranxi é produzido a partir de 0,2 litros de suco puro de abacaxi e 0,8 litros de suco puro de laranja.

Por razões comerciais, a lanchonete quer produzir semanalmente pelo menos 200 litros do abacanja e pelo menos 300 litros do laranxi. No entanto, para preservar a qualidade, a lanchonete só pode armazenar frutas suficientes para produzir no máximo 200 litros de suco puro de abacaxi e 500 litros de suco puro de laranja por semana.
Sabendo que o lucro da lanchonete é de R$ 4,00 por litro do abacanja e de R$ 5,00 por litro do laranxi, qual a quantidade em litros de cada tipo de suco que essa lanchonete deve vender semanalmente para maximizar seu lucro? Qual o lucro máximo que a lanchonete poderá obter por semana?

Sugestão: Pense em uma solução gráfica , como a solução deste problema.

Desafio2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: visitem o nosso Fórum restrito, entrem na Sala de Problemas, procurem pelo tópico deste problema e postem lá as suas dúvidas.
Os nossos Moderadores com certeza irão lhes ajudar!
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2019/09/abacanja-e-laranxi/

Deixe uma resposta