Terrenos

Seu João é dono de uma imobiliária e comprou os terrenos [tex]\textbf{A, B}[/tex] e [tex]\textbf{C}[/tex], indicados na figura abaixo.

As dimensões laterais são perpendiculares à Rua das Flores, a frente dos terrenos ficam na Rua dos Pássaros e as medidas das frentes dos terrenos [tex]\textbf{A, B}[/tex] e [tex]\textbf{C}[/tex] somam [tex]180\;m[/tex]. Pelas leis municipais, como o seu João ainda não construíra casas nos terrenos deverá construir uma mureta na frente de cada um dos terrenos, sendo que a mureta do terreno [tex]A[/tex] deve ter [tex]50\;cm[/tex] de altura, do terreno [tex]B[/tex] com [tex]40\;cm[/tex] de altura e do terreno [tex]C[/tex] com [tex]60\;cm[/tex]. Sabendo que o metro quadrado de mureta construída custa [tex]R\$\;10,00[/tex], quanto seu João gastará?

Probleminha2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.

Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia [tex]15[/tex], próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala de Problemas do Fórum e procurem pela dica para este problema.

Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.

Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2019/08/terrenos/

2 comentários

  1. Sabendo-se que x+y+z= 180 m e a soma das frentes para a Rua das Flores é 90 m, descobre-se que x é o dobro do lado oposto a ele, ou seja, 80 m, o y é igual ao dobro de 30 m, isto é, 60 m e o z é igual ao dobro de 20 m, 40 m. Percebe-se que, a medida das alturas está em cm e, passando-as para metro se encontrará para a de A , 0,5 m ; B, 0,4 m e C, 0,6 m. Multiplicando-se as alturas pelas medidas das frentes, encontra-se que o mureta do terreno A , terá 40 m² , o B, 24 m² e o C, 24 m²; os quais somados, serão 88 m². Logo, se cada m² custa R$10,00 e precisará de 88 m², seu João gastará 880 reais.

    1. Muito bem Octeto. Resposta correta. Só seria mais legal ainda se vocês explicassem o por quê de [tex]x[/tex], [tex]y[/tex] e [tex]z[/tex] serem o dobro das medidas dos lados opostos a eles. Podem fazer isso?

Deixe uma resposta