Um bichinho colorido

Abigail pegou os lápis de cor da sua tia e fez um desenho em uma folha de papel quadriculado por quadradinhos de lados com comprimentos 2 cm.

(a) Qual a área do papel que, aproximadamente, será colorida de marrom?
(b) Se os olhos do bichinho foram feitos com um disco de diâmetro 2 cm, qual a área do papel que, aproximadamente, será colorida de verde?
(c) Desprezando-se a espessura da boca do bichinho, qual a área do papel que, aproximadamente, será colorida de amarelo?

Desafio2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: visitem o nosso Fórum restrito, entrem na Sala de Problemas, procurem pelo tópico deste problema e postem lá as suas dúvidas.
Os nossos Moderadores com certeza irão lhes ajudar!
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2018/11/um-bichinho-colorido/

2 comentários

  1. a) Como cada quadrado tem a área de 4 cm² e a área marrom mede metade dessa área total basta dividir a área total do quadrado por dois, como são duas partes marrom multiplica-se por dois, Logo a área marrom é de (4 cm²).

    b) O diâmetro da circunferência é de 2 cm, então utilizando a formula (A=π.r^2) descobriremos a área total do disco que é (3,14), dividindo-se esse valor por dois descobrimos a metade da área (1,57) e depois somando com o resultado da equação {1,57*(1/4)}, descobriremos a área colorida de verde de um dos disco que é de (1,96), multiplicando por dois descobrimos a área total colorida de verde que é de (3,92 cm²).

    c) Para descobrir a área amarela basta somar as áreas de todos os quadrados que contem alguma cor amarela que é de (84 cm²) e depois subtrair pela área verde (3,92 cm²). Dessa forma obtemos a área amarela que é de (80,08 cm²).

    Todas as respostas são aproximadas.

  2. Parabéns pela solução. Apenas uma observação: refazer as contas colocando todas as casas decimais (não são muitas, vocês vão ver).

Deixe uma resposta