Canteiros de uma pracinha

No jardim circular de uma pracinha foram feitos três canteiros, conforme vista superior do jardim, mostrada na figura a seguir.

O círculo tem [tex]4~m[/tex] de raio e os canteiros e as calçadas foram construídos a partir de ângulos centrais com a mesma medida.
Para proteção das plantinhas, que ainda estão crescendo, serão colocadas cercas nas linhas marrons que contornam os canteiros, conforme figura.
Quantos metros de cerca serão necessários?
Para efeito de cálculos, utilize [tex]~\pi=3,14~[/tex] e expresse o resultado em um número inteiro de metros.

Desafio2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: visitem o nosso Fórum restrito, entrem na Sala de Problemas, procurem pelo tópico deste problema e postem lá as suas dúvidas.
Os nossos Moderadores com certeza irão lhes ajudar!
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2018/09/canteiros-de-uma-pracinha/

2 comentários

  1. Observando-se que a circunferência foi dividida em 6 partes iguais, sendo o valor de cada ângulo dado por: 360°/ 6 = 60°, tem se que o comprimento de cada arco da circunferência será C= 60° *π * R / 180 . Daí, o comprimento do arco da circunferência será aproximadamente 4,18 m. Sendo considerados três arcos da circunferência as regiões em que serão cercados os canteiros, tem-se 3*4,18= 12,54. Somando-se os comprimentos dos arcos da circunferência com os respectivos diâmetros que representam as regiões a serem cercadas, obtém-se:
    12,54+8+8+8=36,54 m
    Logo, serão necessários aproximadamente 36,54 m de cerca para os canteiros.

  2. Parabéns, Octeto Matemático! Mais uma questão que vocês conseguiram desenvolver com excelência!

Deixe uma resposta