Latinhas de Refrigerante

https://www.rio2016.com/esportes (Acesso em 12.08.2016)

Uma fábrica de refrigerantes deseja colocar nas latinhas de seus produtos dois ícones dos esportes olímpicos dentre os mostrados acima. Porém, deseja que um dos ícones seja de esporte que utilize algum tipo de bola ou peteca e o outro não. Sem se importar com a posição dos ícones nas latinhas, quantas unidades diferentes será possível produzir?

Probleminha2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 7, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala de Problemas do Fórum e procurem pela dica para este problema.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2018/06/latinhas-de-refrigerante/

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Pois cada latinha que tem a peteca ou a bola ( 13 figuras). Junta-se com uma figura que não tem (26 figuras), obtem a equação 13*26= 338 unidades diferentes a se produzir

  2. Meus queridos, boa noite!
    A solução de vocês não está correta. Vejam com atenção os esportes e analisem melhor.

    Abraço.

    1. Verificando a resolução, percebe-se que há 27 latinhas que não apresenta ícones de esportes com bolas ou petecas e 12 latinhas apresentam ícones de esportes com bola ou peteca. Pelo princípio multiplicativo, tem-se que:
      27*12 = 324 possibilidades de unidades diferentes.

  3. Verificando a resolução, percebe-se que há 27 latinhas que não apresenta ícones de esportes com bolas ou petecas e 12 latinhas apresentam ícones de esportes com bola ou peteca. Pelo princípio multiplicativo, tem-se que:
    27*12 = 324 possibilidades de unidades diferentes.

    1. Perfeito galera. Parabéns!

Deixe uma resposta