«

»

jul 31

Imprimir Post

Ponte Estaiada

Segundo a Wikipédia, uma ponte estaiada (português brasileiro) ou ponte atirantada (português europeu) é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.

Na cidade de Salto, SP, tem uma ponte estaiada sobre o rio Tietê.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Salto)

Segundo o site G1, a ponte possui 225 metros de extensão,15,5 metros de largura e um mastro com 40 metros de altura.

Suponhamos que uma das extremidades do maior cabo de sustentação esteja a uma altura de 35 metros e que a outra extremidade esteja a uma distância ao eixo central de 110 m. Suponhamos também que uma das extremidades do menor cabo esteja a uma altura de 8 metros e que a outra extremidade esteja a uma distância ao eixo central de 20 m, conforme indicado na figura.


Considere ainda que todos os cabos de sustentação estejam igualmente espaçados, tanto na horizontal quanto na vertical. Determine o comprimento dos dois menores e dos dois maiores cabos dentre os destacados em vermelho na figura abaixo.

Probleminha2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 3, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala de Problemas do Fórum e procurem pela dica para este problema.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2017/07/ponte-estaiada/

Deixe uma resposta