«

»

nov 22

Imprimir Post

Uma fila em um museu

Estou em uma fila para conhecer uma obra de arte famosa que ficará exposta no museu da cidade onde moro, por alguns dias, e há 103 pessoas na minha frente.
Para evitar tumultos, a obra foi colocada em uma sala isolada e foram programadas visitas sucessivas e ininterruptas de 5 minutos cada, para grupos de 8 pessoas, sendo que, entre uma visita e outra, existe um pequeno intervalo de 1 minuto para organização do próximo grupo a entrar na sala.
Neste momento, o primeiro grupo acabou de entrar, então daqui a quanto tempo será iniciada a organização do grupo com o qual, finalmente, visitarei a obra?

Desafio2

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 24, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala de Problemas do Fórum e procurem pela dica deste problema.
Resolvido o problema, postem suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas.
Bons estudos!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2016/11/68806/

2 comentários

  1. Os artméticos

    71 minutos. Pois para chegar a vez de organizar a sala em que o grupo do narrador entrará, outros 12 grupos já terão entrado e saído da sala, então levamos em conta de que cada grupo necessita de 6 minutos para ver a obra, 1 para organizarem a sala, e 5 para apreciarem a obra, então multiplicamos 12 grupos por 6 minutos para cada um, o que dará 72 minutos, então tiramos 1 minuto de organização do primeiro grupo, pois ele já havia entrado, resultando em 71 minutos que o narrador terá de esperar para a organização do seu grupo começar.

    1. OBMEP_rb

      Muito bem amigos! Resposta correta.

Deixe uma resposta